Diário de uma Paixão

sábado, outubro 27, 2007

A Senhora

Hoje vi a velhota castiça que vivia naquela casinha velha com umas canas em volta.Sim,aquela varina que toda a vila conhecia,e com quem dizem,sou parecida.Rebelde e namoradeira.
Olhei para ela,e apesar de branca e fria,sem o seu chapeu caracteristico de pesca,com os poucos fios de cabelo cinzentos espalhados sobre um manto branco,era ela.A velhinha que gostava da rua sésamo,dos marretas,do Manuel Luís Goucha...E de ter bolinhos de mercearia guardados para os netos,numa caixinha metálica azul.
A senhora que cantava fado e ouvia rádio,já não vai poder guardar mais os meus bolinhos preferidos,nem contar histórias de quando fugia de casa para ir namorar.
Era uma senhora sem estudos,não sabia ler nem escrever,mas contou-me as melhores histórias que já ouvi,e entendia apenas pelo meu olhar se estava triste ou contente.
Lá estava ela estendida,com as suas mãos cheias de reumático,e umas quantas pessoas a choramingar a sua viagem.Eu,não fui capaz de chorar.Sentei-me longe dos grupos,longe dos choros,e das conversas de igreja,e pensei no que ela tinha sido.Imaginei-a a dizer "oh neta cheiras tão bem,tens de emprestar o teu perfume à avó para irmos ao baile".Imaginei-a a meter-se comigo para lá levar um namorado.Imaginei-a a dizer asneiras enquanto ralhava com os gatos,e levantar-me a saia para me dizer que tinha um rabo jeitoso.
Não me despedi dela.Sabia que devia tê-lo feito,por alguma razão não o fiz.
A velhinha castiça e desdentada...Parecia tão bem.Porque é que não dizes nada?Porque é que não me chamaste?
Só gostava de poder chorar,só isso.Será pedir muito?

Adeus avó,desculpa.

5 Comentários:

  • Às 2:25 da manhã , Blogger Entre a Realidade e o Sonho disse...

    A vida é injusta e Acredito k por mais k pensemos istou ou akilo ela vai sempre surpreender-nos,sabes km eu k n é por n chorares k nao sentes mais falta do k akeles k choras,porque lagrimas podem correr mas o seu significado pode ser nulo.
    Este ano tem sido um ano duro,alias axo k foi o mais complicado desde k tenho memoria,mas tambem houve coisas boas e pra coisas bouas tamos ca nos os dois k somos os bons da zona e kes....
    Sabes k tou aki,a kk momento a kk dia a kk hora...Sempre ;)

     
  • Às 5:03 da tarde , Blogger Tiago Campos disse...

    Cada um de nós tem a sua maneira de lidar com essas coisas, alguns choram muito, outros não são capazes, outros até choram só para parecer bem...
    Estas coisas acontecem sempre nos momentos em que menos esperamos, mas no fundo tudo na vida é assim, e temos de o assimilar e compreender da melhor maneira que conseguirmos...

    Parecia uma pessoa muito querida, a tua avó :) fez-me pensar que tenho pena da minha (materna) ter morrido tão cedo, mal me lembro dela sem estar acamada...

    Hang in there *

     
  • Às 12:19 da manhã , Blogger Lou disse...

    Também não chorei quando "perdi" a minha avó.. Apanhou-me de surpresa e fiquei nesse estado até hoje, parece. Enfim...

     
  • Às 12:24 da manhã , Blogger Lou disse...

    Gostava de poder dizer mais alguma coisa mas não sei o que...*

     
  • Às 1:48 da manhã , Blogger Lou disse...

    Ui. Mesmo por isso nunca pus os pés num funeral. Não suporto essas hipocrisias...
    Anyway admiro a tua coragem. A serio.

     

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial